Fotos da Banda Guns N’ Roses

Guns N’ Roses banda de hard rock formada em Los Angeles

O Guns N’ Roses já lançou seis álbuns de estúdio, três EPs e um álbum ao vivo, vendendo mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo.

O grupo foi formado no início de 1985 pelos membros do Hollywood Rose, Axl Rose e Izzy Stradlin , com os membros do L.A. Guns, Tracii Guns, Ole Beich e Robbie Gardner. A nova banda criou o seu nome através da combinação do nome das duas bandas que se fundiram. Depois de pouco tempo o baixista Ole Beich foi substituído por Duff McKagan e o guitarrista Tracii Guns por Slash.

Slash tinha tocado com McKagan no Road Crew, e com Stradlin durante um curto período no Hollywood Rose. Pouco antes de embarcar em uma turnê, curta e desorganizada, para a cidade de Duff, o baterista Rob Gardner saiu, assim sendo substituído por um amigo de Slash, Steven Adler. A banda, que continuou a ser chamada Guns N’ Roses, mesmo depois da partida de Tracii Guns.

A estréia nos palcos da nova formação aconteceu em 6 de Junho de 1986, no conhecido Troubador em Hollywood, para cerca de 150 pessoas. Após isso, a banda seguiu para Seattle onde teve a sua turnê de estréia, conhecida por Hell Tour. Sobre esta turnê do Guns, pode-se afirmar que foi um fracasso, pois no caminho entre Los Angeles e Seattle, a van onde os integrantes viajavam quebrou, não restando alternativa a não ser abandonar o veículo e pedir carona. E então atrasando seu primeiro compromisso em Seattle, causando, como conseqüência, o cancelamento da turnê inicial do Guns N’ Roses pelos EUA, fazendo com que Axl e cia vendessem parte do equipamento para voltar para casa.

Morando em Los Angeles, sem contrato e competindo com centenas de bandas do mesmo estilo, o Guns N’Roses contava com algo além da música para sobreviver, roubavam, vendiam drogas e mulheres. Em 1986, contornando as dificuldades, gravaram um EP (disco de menor duração) com quatro músicas. O nome do disco era,  Live ?!*@ Like a Suicide, que continha quatro músicas. O disco foi anunciado como uma gravação ao vivo, embora Rose revelasse anos mais tarde que foi simulado.

Appetite for Destruction foi lançado em julho de 1987, se tornando em pouco tempo o primeiro disco de estréia de uma banda de hard rock a alcançar o primeiro lugar nas paradas, e também de estréia que mais vendeu na história do rock, com cerca de 18 milhões de cópias vendidas somente dos Estados Unidos. À medida que o disco vendia mais e mais, a banda prosseguia com seus shows, abrindo para bandas maiores como Iron Maiden e Rolling Stones, e posteriormente encabeçando seus próprios shows.

Foi aclamado pela crítica, até que David Geffen pediu a MTV para transmitir o videoclipe da música. Apesar de inicialmente passar apenas de madrugada, logo o vídeo se tornou um dos mais requisitados da emissora. O primeiro single da banda foi o “welcome to the jungle”  seguido do segundo, “Sweet Child o’ Mine”, que foi ainda mais bem-sucedido, e quando o terceiro, “Paradise City”, foi lançado, o álbum já tinha alcançado o topo das paradas.

Com o grande sucesso do álbum, a banda saiu em turnê mundial, mas o comportamento dos membros não era dos mais adequados, Duff, Slash e Steven entravam no palco freqüentemente sob efeito de drogas ou álcool.

Em 1988, a Geffen decide lançar um novo álbum, G N’ R Lies, composto de apenas quatro composições novas. Torna-se claro neste disco o caminho que viria a ser tomado pela banda nos anos seguintes. Enquanto as quatro faixas gravadas em 1986 primam pela agressividade e velocidade, as novas faixas de 1988 introduzem instrumentos acústicos que culminam na melosa Patience. Lies também chega as paradas, se juntando a Appetite for Destruction, que continua a vender cada vez mais.

O Guns N’ Roses se torna a primeira banda de hard rock a emplacar dois discos de uma vez entre os mais vendidos. Contrastando com o sucesso cada vez maior, os componentes parecem fazer questão de provar que continuam rebeldes e geram escândalos e controvérsias nos anos que se seguem, agressões a vizinhos e repórteres, tumultos constantes gerados durante os shows, brigas, abuso de drogas e bebida, prisões e dezenas de processos em todos os países por onde a banda passava.

Em 1990, a banda começou a gravação “Civil War”, Steven Adler não conseguia tocar bateria de tão viciado que se encontrava em cocaína e heroína. Como resultado, Adler foi demitido em julho de 1990 e substituído pelo baterista Matt Sorum, que havia tocado brevemente com The Cult, e quem Axl Rose havia creditado a salvação da banda. Poucos meses antes, o tecladista Dizzy Reed se tornou o sexto membro do grupo. A banda despediu seu empresário, Alan Niven, substituindo-o por Doug Goldstein em maio de 1991.

Em 23 de novembro de 1993, o Guns N’ Roses lançou uma coleção de punk e glam rock intitulado “The Spaghetti Incident?”.

Em dezembro de 1994, o Guns N’ Roses lançou uma gravação cover dos Rolling Stones “Sympathy for the Devil”. A canção apareceu na trilha sonora do filme Entrevista com o Vampiro. A gravação de “Sympathy for the Devil”, bem como a tensão dos dois, levou Slash a deixar a banda oficialmente em Outubro de 1996. E foi substituído pelo guitarrista Robin Finck em janeiro de 1997, que assinou um contrato de dois anos com a banda em agosto de 1997 tornando-o um membro oficial. Matt Sorum, foi demitido em abril de 1997 e, em seguida, o baixista Duff McKagan, se demitiu da banda em agosto de 1997. Como tal, todos os membros que participaram na gravação de Appetite for Destruction (com exceção de Axl Rose) saíram da banda.

Em 1999, a banda lançou uma nova música, “Oh My God”, que foi incluída na trilha sonora do filme Fim dos Dias. A faixa de trabalho foi caracterizada pelas guitarras adicionais de Dave Navarro e Gary Sunshine. O lançamento da canção foi destinado a ser um prelúdio para o seu novo álbum, intitulado Chinese Democracy.

Atualmente o Guns N’Roses se apresenta com o então Axl Rose, Dizzy Reed, Tommy Stinson, Chris Pitman,  Richard Fortus, Frank Ferrer, Ron “Bumblefoot” Thal  e DJ Ashba.



Nenhum comentário:

Postar um comentário