Cantor Bruce Springsteen

Bruce Springsteen tem a alma do soul

Bruce Frederick Joseph Springsteen nasceu em 23 de setembro de 1949 em Nova Jersey, EUA. Seu pai, Frederick Douglas Springsteen, trabalhou como motorista de ônibus e era de ascendência irlandesa e holandesa. Sua mãe, Adele Ann Zerilli, trabalhou como secretária e era de ascendência italiana. Bruce foi criado como católico. A inspiração para a musica veio aos sete anos quando viu Elvis Presley cantando “Toast of the Town” (1948). Quando ele tinha 13 anos, comprou seu primeiro violão por 18 dólares. Sua mãe pegou um empréstimo quando Bruce tinha 16 anos e comprou-lhe uma guitarra Kent por 60 dólares.

Em 1965, ele se tornou o guitarrista da banda “The Castiles”, ele viria a se tornar vocalista da banda. De 1969 a 1971 ele se apresentou com Steve Van Zandt, Danny Federici e Vini “Mad Dog” Lopez em uma banda chamada “Child”, que foi rebatizado mais tarde a ” Steel Mill ” quando o guitarrista Robbin Thompson entrou para a banda.

Em 1972, ele assinou um contrato com a Columbia Records e lançou seu álbum de estréia, “Greetings from Asbury Park, NJ”. O álbum teve sucesso de crítica e assim fez o seu segundo álbum, lançado em setembro de 1973, mas teve pouco sucesso comercial. Em 1975, depois de mais de 14 meses de gravação, seu terceiro álbum foi lançado, “Born to Run.

Em 1977, ele voltou para o estúdio, depois de uma batalha de dois anos com o ex-gerente jurídico Mike Appel, e produziu o álbum, “Darkness on the Edge of Town”, lançado em 1978 e tornou-se um ponto de viragem para a sua carreira musical. Em 1980 veio o lançamento de “The River”, o álbum vendeu bem e ele seguiu com o álbum “Nebraska”, que teve sucesso de crítica, mas teve pouco sucesso comercial. Springsteen voltou com um estrondo, com o lançamento do álbum “Born in the EUA” em 1984, que vendeu 15 milhões de cópias só nos EUA e teve sete singles top dez. Tornou-se um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos.

Depois do enorme sucesso ele lançou um álbum mais calmo e tranqüilo, em 1987, “Tunnel of Love”, que incluiu canções sobre amor perdido e os desafios do amor, após o rompimento com a primeira esposa, Julianne Phillips. Os álbuns lançados em 1992, “Lucky Town” e “Human Touch” também foram populares. Em 1994, ele ganhou um Oscar pela canção “Streets of Philadelphia” que aparecem no filme Filadélfia (1993).

Apesar de seus trabalhos mais conhecidos terem sido produzidos nos anos 70 e 80, ele ainda está gravando. Seu último álbum, Wrecking Ball, foi lançado em 2012. Ele também fez campanha para Barack Obama durante a campanha presidencial americana em 2008.

Ele escreveu uma música sobre Harry Potter, depois de ler os livros para seu filho, e tentou colocá-lo em filme.

Na vida pessoal Bruce Springsteen se casou pela primeira vez com 35 com a atriz Julianne Phillips. O casamento ajudou a impulsionar sua carreira de atriz, mas o casamento acabou em 1989, quando descobriram seu caso com a cantora Patti Scialfa. Eles então se casaram em 08 de junho de 1991. Eles têm três filhos juntos: Evan James Springsteen (nascido em 25 de julho de 1990), Jessica Rae (nascida em 30 de dezembro de 1991) e Sam Ryan Springsteen (nascido em 05 janeiro de 1994).

Bruce Springsteen já confirmou presença no Rock in Rio 2013 acontecerá em setembro. A apresentação do cantor vai acontecer 25 anos após seu primeiro e até então único show no Brasil, em 1988, em São Paulo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário