Fotos da cantora Etta James

Etta James o ícone do blues

Etta James (nasceu Jamesetta Hawkins do dia 25 de janeiro de 1938 em Los Angeles, Califórnia). Sua mãe tinha apenas 14 anos de idade na época, e ela não conheceu o pai. Etta James foi criada por amigos e parentes, em vez de sua mãe durante a maior parte de sua infância, e foi enquanto ela estava vivendo com os avós que ela começou a frequentar regularmente uma igreja Batista. Apesar de sua pouca idade, ela se tornou uma solista do coro da igreja.

Aos 12 anos, após a morte de sua mãe adotiva, Etta foi viver com sua mãe em São Francisco. Com um grupo de amigas formou as Creolettes, que atraiu a atenção do famoso Johnny Otis, que ajudou o grupo assinar um contrato com uma gravadora.

A carreira solo de Etta James começou lentamente, e ela passou vários anos vendendo poucos singles e fazendo pequenas turnês até 1960, quando Leonard Chess, ajdou a cantora assinar um novo contrato.

Foi então que ela abraçou um estilo que mistura a paixão pelo R & B com o jazz, e gravou inúmeros hits de sucesso.

Enquanto James estava desfrutando do ressurgimento da sua carreira, mas sua vida pessoal não andava bem, ela começou a usar drogas e aos 21 anos já estava viciada em heroína.

No início dos anos 70, a carreira de Etta James voltou a cair por causa do vício, e ela começou a cometer pequenos crimes para sustentar as drogas. Ela foi enviada para a reabilitação em 1973. Em 1978, os fãs de longa data, os Rolling Stones homenagearam Etta James, convidando-a a abrir alguns shows para eles em turnê.

Em 2010, Etta James foi hospitalizada, e foi diagnosticada com a doença de Alzheimer, que seu filho dizia ser a causa provável de suas explosões. Etta James foi diagnosticada com leucemia no final daquele ano, e morreu em 20 de janeiro de 2012 em Riverside, Califórnia, aos 73 anos de idade.

Etta James teve uma carreira musical de seis décadas, e foi considerada pelo celebre produtor Jerry Wexler, como a maior cantora de blues moderno de todos os tempos. Apesar de possuir uma das vozes mais poderosas da música, Etta James só ganhou a atenção do público tardiamente, aparecendo raramente na parada pop apesar de ter colecionado 30 hits R & B.




Nenhum comentário:

Postar um comentário