Cantora Amy Winehouse

Amy Winehouse a primeira britânica a ganhar cinco Grammy

A diva britânica Amy Winehouse marcou a vida de uma legião de fãs com seu álbum de 2006, Back to Black, que exibiu sua voz estridente e doce e o gosto pela música soul meticulosamente retro. Mas logo Amy fez manchete pelas razões erradas. De repente, “Rehab”, um sucesso único, que conta como ela se recusou a ficar sóbria a pedido de amigos e familiares, nã parecia mais tão engraçado.

A cantora nascida em Londres, teve um lad rebelde desde muito jovem. Expulsa da escola de teatro aos 14 anos, por perfurar o nariz, Amy Winehouse começou sua carreira dois anos depois, quando chamou atenção de um dos grandes empresários da A & R. Ela assinou um contrato com a Island/Universal Records, e aos 20 anos, ela lançou seu primeiro albúm, que se tornou um sucesso comercial e de crítica.

O álbum de Amy Winehouse Back to Black veio após um período de turbulência pessoal: Depois de terminar um relacionamento, ela perdeu muito peso, fez várias tatuagens e passou a usar o cabelo completamente desarrumado.

Amy Winehouse passou a canalizar seus sentimentos escuros em sua música, escrevendo canções emocionais que levou a gravação do álbum Black, que se tornou um sucesso instantâneo. Quando o álbum foi lançado em os EUA em março de 2007, ele chegou ao número seis nas paradas pop. Ele foi o álbum mais vendido de 2007, e marcou cinco prêmios Grammy em 2008, incluindo Canção do Ano, Gravação do Ano e Melhor Novo Artista.

Mas, como sua fama cresceu, Amy Winehouse, que agora estava casada com  Blake Fielder-Civil, fez turnês onde se apresentava completamente drogada e embriagada. Amy constantemente aparecia em tablóides que contavam sobre uma série de brigas violentas com o marido em público, quando ela foi flagrada com drogas no exterior, prisão por assalto, e hospitalização por causa das drogas.

Musicalmente, Amy Winehouse criou um estilo cross-cultural e inter-gênero. Ela experimentou uma mistura eclética de jazz, soul, pop, reggae, world beat e R & B. Ela tinha uma habilidade especial para canalizar dor e desespero em suas performances.

Amy Winehouse morreu aos 27 anos de idade, no dia 23 de Julho de 2011, em sua casa em Londres. Ela foi cremada em Golders Green Crematorium e suas cinzas foram sepultados no Cemitério Judaico Edgwarebury, em Londres, Reino Unido. Sua morte causou luto em todo o mundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário